Tecnologia do Blogger.
RSS

België


     
Grote Markt Brussels

     É, já faz quase um mês que fui pra Bélgica e até hoje não escrevi sobre! Então vou escrever diretamente do aeroporto Gatwick de Londres; ou pelo menos começar a escrever. Naaaada sobre Londres ainda, pois não gosto de tirar da ordem, e ninguém mandou eu demorar tanto para escrever =P

     Eu estive na Bélgica nos dias 29/03 a 01/04 para quem não sabe, e essa foi minha primeira viagem internacional aqui na Europa. A Bélgica é um ótimo começo, pois é pertinho da Holanda (só pegar um trem), você pode decidir ir a qualquer momento e sempre vai dar certo. Como era feriado de Páscoa, esse destino ainda melhor para mim e a Fran, que chegamos no comecinho de março e não tinhamos tempo (nem dinheiro) para escolher outro destino, logo num feriado e de última hora.

     Ficou decidido que iríamos ficar em uma cidade por dia, começando por Brussels e depois seguindo para Gent, Brugge e Antwerp.

Day 1

Saint Michel's Church

     O primeiro dia já começou errado pois perdi o trem que deveria ter pego. Nós pegamos o próximo que vinha logo em seguida, mas o problema é que não era direto, aí perdemos o maior tempo tendo que trocar numa estação na Holanda, para depois descer na Antuérpia, perder o primeiro trem para Brussels e ter que esperar mais um pouco. Com trem certo chegaríamos lá por 11h30, mas acabamos chegando apenas as 13h30; duas horas perdidas.

Diversas Roupas do Manneken Pis

     Chegamos na estação de Bruxelas e queríamos um guarda-volumes para colocar nossas malas, mas não achamos nem procuramos muito então passamos o dia INTEIRO carregando a mala pra lá e pra cá, o que resultou numa imensa dor nas costas depois =P No começo estávamos meio perdidas, mas logo depois já achamos a Grand Place (Grote Markt). Fomos no Museu de la Ville, onde tinha um pouco da história da Bélgica e mais de 300 roupas de vários países, do Manneken Pis!  Logo após fomos ver o próprio Manneken Pis e tentar achar a Igreja de Saint Michel. Tivemos uma impressão nada boa do povo de Bruxelas: ninguém queria dar informação para nada, não dava pra saber se eles realmente não entendiam ou fingiam que não entendiam, pois ou você falava francês ou eram todos grossos com você! E muitos ainda falavam que não sabiam onde era o local que a gente estava procurando, sendo que moravam lá e os locais eram famosos... peloamor né!

Manneken Pis

     Muita gente diz que Bruxelas não vale a visita, que não tem nada de legal. Mas a arquitetura da cidade é, mais uma vez, maravilhosa e vale a visita sim. O que estraga é o povo que não ajuda em nada, e se for comparar, é claro que Bruxelas não é grande coisa perto das outras cidades da Bélgica que visitamos. Ela também é bem suja, e se vê pichação em todo lugar. O povo parece que não cuida muito da cidade, e são essas coisinhas que fazem ela perder seu brilho.

Jardim do Palácio Real

     A Fran já estava quase desistindo de achar mais lugares legais, mas eu não queria desistir da Igreja nem do Palácio Real de jeito nenhum. Aí que fomos comer umas batatas fritas e uma mulher ouve nosso português e começa a falar com a  gente. Sim, tem brasileiro em tooooodo lugar! (Eu que o diga agora aqui em Londres!!!!) Ela disse que já tinha ido na tal Igreja, e estava sozinha, então nos levou lá e depois fomos nós três para o Palácio Real. Ah, sim, um comentário muito importante: mapas são sempre carinhos nas lojas por ser apenas um pedaço de papel. Mas o que eu nunca pensei foi entrar num hotel e pedir um mapa; no Brasil se você não está hospedado muitos não vão querer te tratar muito bem. Foi aí que a Kellen (brasileira que conhecemos) falou para eu entrar no Novotel e pedir um mapa! Fiquei meio receosa, pois todos naquela cidade eram mal humorados, mas criei coragem e fui lá. Não é que o recepcionista me deu o mapa, me explicou o caminho, circulou no mapa e tudo?! Nossa, foi super gentil. Super recomendo esse hotel, pois fizemos o mesmo para pegar mapa/pedir informação e Gent e também fiz aqui em Londres; nenhum me desapontou, muito pelo contrário, sempre dispostos a ajudar independente de ser hóspede ou não. Voltaaaando, para o nosso roteiro, depois do Palácio (que estava fechado, mas só por fora já era muito lindo), fomos para o Atomium. Já era umas 18h e queríamos pegar o Atomium a noite mesmo, o principal não era entrar, tanto porque muita gente espera muito pelo que vai ter lá dentro e na verdade dizem que não tem nada =P

Eu devia estar sozinha na foto, alguém tira no PS plz?! hhahha

Atomium

     Nós fizemos couchsurfing na casa do Pieter, um belga que conhecemos meio que por indicação do grupo de Aupair e que mora em Gent. Ele foi super legal, nos buscou lá no Atomium e depois disso passamos no tal bar Delirium, mas como estava lotado fomos 'pra casa' dormir.

Day 2

Pelos canais de Gent

   Nosso segundo dia se passou em Gent, e foi uma experiência maravilhosa. Eu super recomendo visitar essa cidade pra quem está indo pra Bélgica, pois compensa muuuuito! É uma cidade também medieval como Brugge mas sem tanto turista e um pouco mais rústica digamos. Uma coisa errada que fizemos foi dormir até mais tarde; nunca mais me permito dormir tanto numa viagem porque não compensa. Tanto que já estou bem cansada aqui na Irlanda, e ainda tem mais 4 dias de viagem pela frente! Hahhaha Chegamos no centro de Gent acredito que lá por 12h30 e conhecemos uma senhora super atenciosa no tram que fez questão de nos mostrar umas opções de restaurantes, já que ainda tínhamos que almoçar. Primeiro fomos no tal Amadeus e era 'all you can eat', o que conhecemos por rodízio no Brasil, de costelinha de porco e batata recheada... Só que o preço não era lá muito barato e decidimos ir no outro restaurante que servia pasta. Só que chegamos lá e decidimos voltar para o Amadeus, pois estávamos morrendo de fome e lá parecia ser muito bom. Eis que a gente anda tuuuudo de volta pra ver que o lugar estava fechadoooo! Até hoje não acredito como não vimos isso na primeira vez, peloamor -.- Naquelas alturas já estávamos até perdendo a fome; já quase 14h da tarde e ainda precisávamos almoçar. Entramos no Novotel de novo para pegar um mapa e já pedimos informações sobre restaurantes ali por perto. Andando pra lá e pra cá, já estávamos quase indo comer num McDonalds ou qualquer outro fastfood da vida; mas era isso o que NÃO queria, pois é o mais se come aqui por ser mais barato =P Eis que vi um lugarzinho que servia shawarma e fazia bastante tempo que não comia. Como é praticamente só um pão árabe com carne e salada, muito melhor que fastfood, achei que seria o melhor lugar. Além de eu já gostar muito desse prato. E no final das contas foi super barato! Hhahah

Medieval

Último andar do Castelo

     Após nossa saga do almoço começamos explorar a cidade. E nossa, cada cantinho dessa cidade é muito lindo!!!!! Começamos pelo Castelo de Gravensteen, já com muita sorte pois justamente naquele dia não precisava pagar pra entrar! Hahhah Foi o primeiro castelo real que eu entrei, e como era de se supor, amei muuuuito. A cada passo ficava imaginando como era a vida das pessoas que moravam naquele castelo antigamente... aiai. Sem contar a vista lá de cima, e as escadas todas escuras e pequenas. A cidade é realmente toda medieval, e foi muito divertido estar nesse castelo! Nas últimas salas tinha tipo um museu de instrumentos de tortura, onde acabei gastando o maior tempo. Tinha inclusive uma guilhotina real da época. Eu acho horrível toda essa história de tortura, mas é História e sempre gostei muito de saber como tudo funcionava naquela época. Sempre li muito sobre tudo isso e bruxas sendo queimadas (claro que lembrei das Mayfair, que por sinal ainda nem terminei o terceiro livro =P) , pessoas sendo torturadas =X Enfim, é muito diferente ver tudo isso de perto e lembrar de todas essas coisas; saber que realmente existiu e que o mundo conseguia ser ainda mais injusto do que é hoje.

Nosso (frio) passeio de barco!
Congelaaaaaaaaando!

     Voltando ao nosso passeio! Acho que depois do castelo fizemos um passeio de barco, que foi outra coisa maravilhosa! (O que não foi?!) E o guia era super divertido também... Disse que nasceu na Bahia se não me engano, mas foi morar na Bélgica com a mãe desde criancinha. Ele sabia falar um pouco de português e só tinha eu, a Fran, e um casal no barco, então ele acabou interagindo bastante conosco. Com esse passeio conseguimos ver a parte de trás do castelo e mais uns lugarzinhos lindos da cidade, além dele ir contando a história.

Vista da Torre Belfry

     Saímos correndo pra dar tempo de subir na Torre Belfry, e ainda sobrou tempo pois só fecharia uma hora depois. Também não precisei pagar pra entrar por ainda ter 19 anos na época (que época distante!), bons tempos aqueles! Hahhaha Íamos subir pela escada, mas acabamos desistindo quando descobrimos o elevador =P Eu realmente estava querendo ir pela escada, mas dava medo, sério mesmo, não parecia muito segura. Fiquei só imaginando o povo da época! Hhaahha subindo correndo pra avisar a cidade em caso de invasão e ainda tocar aquele sino gigantesco =P Tinha uma história sobre um tunel subterrâneo também que ligava as três torres da cidade, o que tornava tudo mais fácil em caso de guerra.

Acabamos jantando macarrão, mas estava uma delícia!

     Pelo que lembro (como já faz um absurdo de tempo) depois que saímos da torre já era umas 18h. Fomos ao banheiro (que era horrível por sinal) mas acabamos sentando numa pedra lá e eu e a Fran ficamos conversando uma hora, no banheiro! Kkkkk Pegamos o tram pra voltar pra casa, descansamos, tomamos um banho (pensando que íamos jantar e depois ir direto ir para o tal Charlatan Bar), mas acabou que nós três fomos só jantar. Detalhe que por fim decidimos ir no Amadeus, pois eu estava morrendo por aquelas costelinhas de porco! Mas quando chegamos lá estava completamente cheio e só ia liberar mesas em duas horas, então fomos obrigados a achar outro lugar; já era umas dez horas da noite. Mas aiii aquele lugar era tão lindo, bem decorado e a comida parecia ser tão gostosa que não me conformo até hoje! =/ Depois da janta voltamos para casa, pois o Pieter ia encontrar um amigo, e só lá pela UMA hora da manhã que saímos! Eu achei suuuper tarde, mas ele falou que é assim mesmo e tudo só começa por volta dessa hora, então beleza =P O que resultou em mais um dia acordando super tarde!

Day 3

Brugge

     Nesse dia fomos para Brugge. O nosso CS host nos levou pra Brugge, mas como só saímos lá pelas 13h de casa não tivemos muito tempo por lá, pois o Pieter também nos convidou para jantar com a família dele naquele domingo (jantar as 18h da tarde!), o que achei muito legal da parte dele.



     Mesmo assim deu pra andar bastante pela cidade, e a cada rua eu ficava mais apaixonada. Mas a verdade é que tem muuuuuito turista lá e fila para entrar em todo lugar, por isso só ficamos andando mesmo. Entramos em duas igrejas só, e uma delas tinha o suposto sangue de cristo, que nem dava pra ver pois só dizia que estava atrás de um tal monumento lá =P

Dentro de uma Igreja que não tenho certeza do nome agora -.-

     Não tem muito o que contar sobre Brugge pois realmente não ficamos muito tempo lá. Mas a cidade é uma lindeza; todo lugar que se olha é uma graça e cidade é puramente medieval, com duas igrejas e torres. Ah, já estava quase esquecendo! Comemos chocolates típicos belgas lá, o que me fez lembrar de Gramado e Canela no Rio Grande do Sul, pois claro que foram inspiradas nessas cidadezinhas da Europa!
     


     No finalzinho da tarde fomos pro tal jantar na casa dos pais do Pieter, que era em uma outra cidadezinha: Ternat Foi uma experiência muito boa mesmo nos relacionarmos com uma família belga e comer um jantar típico! Tinha croquetes de batata, com (pedaços gigantes) de frango, uma saladinha e o mais estranho, mas que também gostei, tipo uma sopa de cerejas. A familia dele era realmente muito legal e convidativa =)

Linda mesa!

Day 4

Antwerp
     Outro dia acordando super tarde, mas dessa vez foi minha culpa =/ Nos despedimos do Pieter, e fomos aproveitar nosso dia na Antuérpia. Dessa vez fomos inteligentes o suficiente para achar o guarda volumes da estação e não ficar carregando as malas pela cidade inteira =P

Estação de Trem

     A arquitetura dessa cidade é, mais uma vez, maravilhosa. A própria estação de trem já é uma atração da cidade. Por ser feriado a maioria das coisas estavam fechadas, então só ficamos andando pela cidade (como sempre). Passamos por algumas igrejas (que só deu pra ver por fora pois também estavam fechadas), tipo a Sint Pauluskerk, a Carolus Barromeus e a Catedral de Antwerp. E também pela Grote Markt (outra praça com o mesmo nome da praça de Bruxelas) que tinha monumentos incríveis. A cidade estava bem vazia, o que foi legal por dar uma sensação maior de paz.
Andamos um monte até chegar num lugar que amei. Era tipo um porto, e onde tinha o Het Steen, um monumento de pedra famoso da cidade que lembrava um castelo. Obviamente tinha vista pro mar, e fiquei triste por já não ter mais tanto tempo (tínhamos que voltar correndo pra estação em meia hora), senão teria ficado horas lá sentada no banquinho da 'praça' só apreciando a beleza do lugar.



     Mas essa cidade merece mais uma visita num final de semana. Faz divisa com a Holanda, então além de ser perto é muito fácil de ir; só pegar um trem como se estivesse indo para qualquer outra cidade da Holanda =P



O lugar que mais gostei^^


     Então foi essa minha primeira viagem internacional pela Europa! Não sei se escrevi muito bem, também não com tantos detalhes como das outras vezes, mas é que já nem lembro exatamente esses detalhes, e até o nome da maioria dos lugares que fomos.

    P.S.: No momento estou no avião indo pra Edimburgo! Viu como demoro pra escrever um post?! Hahhaha comecei no voo pra Irlanda =P Ainda tenho que separar as fotos, o que leva mais um tempo.

     Assim que eu tiver um tempo já vou começar a escrever sobre Londres, pois ainda está fresco na memória. xD

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Larissa Menon disse...

AAAAAAAAAAAh! Você fez exatamente todas as cidades que quero conhecer da bélgica em exatos quatro dias. Me encheu de esperança pra dar conta de tudo isso também :P

Madelaine disse...

Legal Patricia, mas pelo que vejo a noite é muito atrativa, para dormir cedo...
Bjos.

Postar um comentário